A Câmara de Vila Pouca de Aguiar decidiu fazer atendimento personalizado para quem tenha assuntos relativos a migrações e para quem queira investir no concelho. Para tal, juntou os gabinetes de apoio ao emigrante e ao empresário num único local onde também se faz divulgação ao concelho.
O espaço que agora concentra os dois gabinetes, de apoio ao emigrante e ao empresário, está localizado no antigo posto de turismo, junto ao centro social e à creche de Vila Pouca de Aguiar. O equipamento funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 13h e das 14h às 17h.
O Gabinete de Apoio ao Emigrante trata de pedido de pensão às instituições estrangeiras, orientação para validar declarações de atestado de vida, pensão de invalidez, IRS às instituições estrangeiras, substituição de cartas de condução, interpretação de documentação, habilitações literárias, incentivos de integração ao país, articulação com organismos públicos e instituições, e outros assuntos. Este ano o gabinete já realizou cerca de uma centena de atendimentos, na sua maioria, relativos aos países de França e Suíça.
O Gabinete de Apoio ao Empresário tem como função auxiliar os empresários que se queiram fixar no concelho, captar investimento e divulgar as potencialidades da região a nível nacional e internacional, estabelecer parcerias com entidades nacionais e internacionais, integrar projetos com outras instituições, promover uma relação personalizada com os agentes económicos locais e potenciais empreendedores e apoiar a criação de empresas.