BOTICAS: Navegar pelo turismo, cultura e património

2020-07-17 12:21:18

A situação que temos vindo a viver implicou a alteração das nossas atividades e o encerramento ao público dos nossos equipamentos e/ou sítios turísticos, museológicos e culturais. Apesar disso, é nossa vontade que o público não deixe de ter acesso àquilo que Boticas tem de melhor para oferecer aos seus visitantes, pelo que, uma vez que, neste momento, as visitas presencias não serão possíveis, destaca-se, semanalmente, na página do Município, um equipamento ou sítio através da publicação de um texto e de fotos, para desta forma virtual ser transmitida a informação necessária para visitas futuras mais informadas e apelativas.

Desta vez é a Biblioteca Municipal de Boticas. “A liberdade, a prosperidade e o desenvolvimento da sociedade e dos indivíduos são valores humanos fundamentais. Só serão atingidos quando os cidadãos estiverem na posse da informação que lhes permita exercer os seus direitos democráticos e ter um papel ativo na sociedade. A participação construtiva e o desenvolvimento da democracia dependem tanto de uma educação satisfatória, como de um acesso livre e sem limites ao conhecimento, ao pensamento, à cultura e à informação. A biblioteca pública - porta de acesso local ao conhecimento - fornece as condições básicas para uma aprendizagem contínua, para uma tomada de decisão independente e para o desenvolvimento cultural dos indivíduos e dos grupos sociais.”

In: “MANIFESTO DA IFLA/UNESCO SOBRE BIBLIOTECAS PÚBLICAS 1994”

O edifício onde está instalada a Biblioteca Municipal de Boticas foi construído nos finais do século XIX, no âmbito da reforma administrativa de 6 de novembro de 1836, data da criação do concelho de Boticas, para aí albergar os Paços do Concelho, que incluía a Câmara Municipal, o Tribunal, o Registo Civil e Predial e a Cadeia.

Depois de 1980/81, os Paços do Concelho são transferidos para o Edifício da Rua 5 de Outubro (Praça do Município) e ali se inicia uma longa e multifacetada utilização, tendo funcionado como Escola de Música, Escola de Pintura, Delegação Escolar, Espaço para realização de OTL, etc.

Em 1995, a autarquia decide criar a Biblioteca Municipal, em parceria com a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas do então Instituto do Livro e das Bibliotecas (IBL), atual Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), e adapta o edifício às atuais funções. Esta adaptação exigiu da Autarquia um grande investimento que permitiu preservar as características originais do edifício. No dia 1 de junho de 2000, Dia Mundial da Criança, abre simbolicamente ao público.

O resultado é um espaço atrativo, com modernos equipamentos e muito funcional.

A biblioteca encontra-se dividida em várias secções bem identificadas e, sendo uma biblioteca generalista, está organizada para servir aos vários públicos-alvo. Dispõe de Sala da Hora do Conto, Sala Infanto-Juvenil, Sala Multimédia e Espaço Internet, onde é possível consultar a Internet de forma gratuita, realizar pesquisas e elaborar trabalhos académicos e/ou outros; Espaço de leitura de jornais e revistas e a Sala de Adultos, com um grande acervo de obras técnicas e literárias.

A Biblioteca Municipal disponibiliza também o empréstimo domiciliário de livros a quem possua cartão de leitor.

Ao longo do ano, são dinamizadas várias atividades de promoção do livro e da leitura, em parceria com o Agrupamento de Escolas e outras entidades, como é exemplo a Semana da Leitura, entre outras.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso