V.P. AGUIAR: População será esclarecida sobre abatimentos de solos em Jales

2020-07-20 12:27:04

A Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, Direção-Geral de Energia e Geologia e Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM) reuniram por videoconferência com Alberto Machado a requerer celeridade dos estudos sobre os abatimentos, tendo ficado assente que representantes das entidades participem numa sessão de esclarecimento à população no próximo dia 31 de julho, pelas 18 horas, no Salão do Povo em Campo de Jales.

O grave problema dos abatimentos junto às antigas minas de Jales continua a preocupar o autarca e a população que, de acordo com a autarquia, será esclarecida pelas entidades competentes a 31 de julho.

Além disso, a Direção-Geral de Energia e Geologia e Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM) concordou com a interdição da estrada EM 1172-1 para acautelar a segurança de pessoas, bens e animais. A Municipal 1172-1 é a principal acessibilidade a várias aldeias do concelho de Vila Pouca de Aguiar.

De recordar que em abril fez cinco anos desde que o Município informou o Estado do registo de abatimento na zona das antigas minas de ouro e prata.

A mina de ouro de Jales foi explorada desde o tempo dos romanos (século I). A exploração mais recente remonta ao século passado com a exploração do sistema filoniano da Gralheira (1929) e o filão de Campo (1933). A atividade mineira desenvolveu-se ao longo de cerca de cinco quilómetros e atingiu os 600 metros de profundidade. A exploração mineira do estado português terminou em 1992, tendo sido a última exploração de ouro em Portugal.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso