REGIÃO: Extensões de saúde têm retomado paulatinamente

2020-07-20 16:37:45

Encerradas na região devido à pandemia, as extensões de saúde começaram a reabrir parcialmente a 1 de junho, e segundo a ARS Norte a reabertura está a ser feita “paulatinamente” e de acordo com a situação epidemiológica local e a afluência dos utentes.

Em março foram várias as extensões de saúde na região Norte que fecharam devido à pandemia de Covid-19.

Nas últimas semanas, as populações e alguns autarcas locais mostraram-se preocupados devido ao envelhecimento dos habitantes nas aldeias e vilas afetadas que se viam obrigados a percorrer grandes distâncias até às sedes de concelho e alguns com falta de transportes públicos.

A sua reabertura ainda que parcial e de forma faseada começou a acontecer no início deste mês, mas apenas para as consultas presenciais programadas e com agendamento prévio.

Segundo a Administração Regional de Saúde do Norte “as extensões de saúde estão a reabrir paulatinamente e de acordo com a situação epidemiológica local e a afluência dos utentes.

Em reunião com o Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida, a diretora do Agrupamento de Centro de Saúde (ACES) do Alto Tâmega e Barroso e alguns deputados do PSD mostraram-se preocupados com a situação mas reconheceram que por exemplo “as extensões de saúde de Carrazedo de Montenegro e de Vilarandelo, no concelho de Valpaços, estarão já com alguma atividade, não no pleno, mas prevê-se que seja aumentada progressivamente”, disse a deputada Cláudia Bento.

Sara Esteves

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso