BOTICAS: RI 19 apoia Município na vigilância da Floresta

2020-07-21 16:37:20

O Município de Boticas e o Regimento de Infantaria Nº19 (RI 19), de Chaves, representados pelo Presidente da Câmara, Fernando Queiroga, e pelo Comandante do RI 19, Coronel João Carlos Silva Caldeira, assinaram um protocolo de colaboração relativo à vigilância da área florestal do Concelho de Boticas.

O acordo visa aumentar o patrulhamento da floresta durante o período mais crítico, sobretudo aquele em que os níveis de risco de incêndio são maiores, de forma a diminuir a possibilidade de ocorrência de fogos, colaborando o Exército, enquanto entidade de Proteção Civil, com a Câmara de Boticas na defesa da floresta e, consequentemente, na manutenção das condições de vida e bem-estar geral das populações.

Desta forma, e de acordo com o estabelecido no protocolo, o RI 19 garante, através de uma viatura e dois militares, o patrulhamento diário das florestas ao longo dos meses de julho, agosto e setembro, época mais propícia à ocorrência de fogos florestais.

A ocasião foi ainda aproveitada para fortalecer as boas relações existentes entre as duas instituições, bem como analisar o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) 2020, nomeadamente a ativação do nível de empenhamento operacional “Reforçado – Nível IV”, fase de capacidade máxima de meios físicos e humanos disponíveis para combater os incêndios rurais, que entrou em vigor esta quarta-feira, dia 1 de julho.

De referir que a Câmara de Boticas conta com o apoio do RI 19 na salvaguarda e proteção do vasto património florestal do Concelho desde o ano de 2018.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso