VALPAÇOS: Projeto para a promoção da inclusão social em andamento

2020-07-22 18:29:21

O CLDS 4G Valpaços “Igualdade para a Inclusão” é um projeto promovido pela Casa do Povo de Vilarandelo em parceria com o Município de Valpaços, que já iniciou e abre a público na próxima segunda-feira, 13 de Julho.

O Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social, mais conhecido por CLDS, que visa a promoção da inclusão social através de uma intervenção de proximidade realizada em parceria entre Câmaras e entidades locais, já está em andamento em Valpaços.
O agora denominado CLDS - 4G, financiado pelo PO ISE (Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego), tem como metas aumentar a coesão social dos diversos concelhos; concentrar a intervenção nos cidadãos com fragilidades mais significativas, promovendo a mudança na sua vida pessoal e profissional; potenciar parcerias entre o sector público e o privado na promoção e execução dos projetos; e fortalecer a ligação entre as intervenções a desenvolver e os instrumentos disponíveis em cada Município.
No nosso concelho, o CLDS 4G, sobre a premissa “Igualdade para a Inclusão”, já está em andamento e tem como objetivo promover a inclusão social de grupos populacionais que revelem maiores níveis de fragilidade social, marcado por uma intervenção de proximidade realizada em parceria.
Serão desenvolvidas novas ações, mas também se dará continuidade a atividades relevantes para o cidadão e/ou comunidade iniciadas em projetos anteriores. Deste modo, as ações executadas, direcionadas à comunidade, sejam oficinas, workshops, palestras, sessões de sensibilização/esclarecimento, exposições, atividades lúdicas, simulacros, eventos solidários, ou outras, estão integradas em Eixos de Intervenção específicos: Eixo I: emprego, Formação e Qualificação; Eixo II: Intervenção Familiar e Parental, Preventiva da Pobreza Infantil; Eixo III: Promoção do Envelhecimento ativo e Apoio à População Idosa;
A promoção da igualdade e a capacitação da comunidade, com instrumentos que permitam alcançar essa igualdade e o bem-estar da população, é o objetivo maior deste programa que está ao alcance de qualquer munícipe na Rua Horta da Fonte nº 2 em Valpaços, próximo do Mercado Municipal.
Por exemplo, se está desempregado(a)? Pretende ter conhecimento das formações que vão decorrer no concelho de Valpaços? Pretende saber mais informações sobre as Medidas Ativas de Emprego? Precisa de ajuda para elaboração do seu currículo. Vai ter uma entrevista de emprego e precisa preparar-se? Dirija-se ao GABINETE DE APOIO À INSERÇÃO (GAI), integrado no CLDS Valpaços.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso