CHAVES: Redução de balcões e ATM vai afetar 24 freguesias do interior

2020-07-23 14:17:00

O Banco de Portugal identificou 24 freguesias do país que podem vir a ser ameaçadas pela redução dos balcões e de caixas automáticas. 16 freguesias encontram-se em Trás-os-Montes, uma em Chaves.

Das 24 freguesias do interior que podem vir a ser afetadas pela redução de balcões e de caixas automáticas, 16 encontram-se em Trás-os-Montes sendo que, apenas uma no Alto Tâmega, no município de Chaves, apontou o Banco de Portugal (BdP) em comunicado.

Num país em que as moedas e notas continuam a ser o principal instrumento de pagamento, o BdP admite que é necessário “estruturar uma resposta que salvaguarde o acesso da população a notas e moedas, sobretudo nos segmentos mais vulneráveis da população”.

De acordo com os resultados de um estudo do Banco de Portugal, as 24 freguesias identificadas “encontram-se atualmente a mais de 15 quilómetros do ponto de acesso a numerário mais próximo ou, encontrando-se a mais de 10 quilómetros, pertencem a municípios onde cada caixa automático serve, em média, mais de 100 quilómetros quadrados de território”.

As freguesias ameaçadas localizam-se sobretudo em zonas do interior do país, nos municípios de Chaves (1), Vinhais (8), Miranda do Douro (1), Mogadouro (7), Idanha-a-Nova (1), Ourique (1), Mértola (4) e Alcoutim (1).

A redução do número de caixas automáticos e balcões poderá provocar dificuldades no acesso a numerário em regiões mais periféricas e na população mais vulnerável.

O estudo sobre a “Avaliação da Cobertura da Rede de Caixas Automáticos e Balcões de Instituições de Crédito” foi publicado esta terça-feira pelo Banco de Portugal.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso