Valores atribuídos a cada freguesia têm como base um conjunto de critérios relacionados com a dimensão da área geográfica, população residente e número de localidades.
Desde o início do mandato, o executivo municipal já atribuiu 2 milhões e 230 mil euros, em transferências correntes e de capital, garantiu a autarquia de Chaves em nota de imprensa enviada às redações.
Os valores entregues pretendem “fazer face à execução de competências próprias das Juntas de Freguesia e para concretizar projetos e atividades de interesse local”, no sentido de aumentar o apoio às Juntas de Freguesias do Concelho, “contribuindo assim para uma melhoria das condições de gestão municipal em cada uma das 39 freguesias”.
Assim, o valor global anual de transferências efetuado em 2018 foi de 690 mil euros, em 2019 de 700 mil euros e em 2020 de 840 mil euros.
De acordo com a autarquia, “a concessão de apoio às Juntas de Freguesia tem vindo a ser efetuada mediante a celebração de protocolos, de modo a reforçar a capacidade financeira das mesmas, para garantir a execução dos objetivos constantes no seu Orçamento e Plano Plurianual de Atividades, estando ainda incluídos outros tipo de apoios, nomeadamente a nível técnico e de equipamentos”.
Recorde-se que a definição dos valores a atribuir a cada freguesia têm como base um conjunto de critérios relacionados com a dimensão da área geográfica, população residente e número de localidades.