Head Rock Reserva Branco 2015, produzido na vila de Vidago em Chaves foi premiado como “Escolha do Mercado” 2020, no Concurso Brancos de Portugal .
Carlos Manuel Alves Bastos é produtor de vinho e viu recentemente premiado um dos vinhos que produz junto ao vale da vila de Vidago.
A distinção vem juntar-se a tantas outras já conquistadas pela marca Head Rock Wines característica da Quinta Serra D`Oura. Entre 250 vinhos provados pelo júri na categoria B – Vinhos com preço de 5 a 12 euros, o Head Rock Reserva Branco 2015 foi considerado como “Escolha do Mercado”pela publicação Grandes Escolhas.
O Concurso Brancos de Portugal escolheu durante três dias de provas os principais vinhos brancos nacionais divididos por três categorias correspondentes a diferentes segmentos de preço. A categoria A até cinco euros, a categoria B de cinco a 12 euros e ainda a categoria C para vinhos superiores a 12 euros.
O júri, composto por 25 provadores que incluiu responsáveis por lojas de vinho e restaurantes com reputação comprovada, elegeu este vinho transmontano com produção em Vidago e armazenamento em Nuzedo no concelho de Vila Pouca de Aguiar, como Escolha do Mercado.
“Decidimos participar por opção, é um concurso com um júri ligado à restauração, com donos de restaurantes, distribuidores e garrafeiras e a intenção seria nomear os melhores brancos de cada categoria. Enviamos os nossos brancos praticamente todos e desses o mais antigo foi o que ganhou o prémio”.
“Para nós é muito importante esta distinção somos uma marca pequena no mercado e um pequeno produtor”, garantiu o produtor Carlos Bastos.
Este foi o único vinho da região de Trás-os-Montes premiado nesta categoria do Concurso “Escolhas do Mercado” inicialmente previsto para o mês de março. O evento acabou por ser realizado mais tarde, devido à pandemia de Covid-19 que tem deixado marcas também no setor vitivinícola.
“Atravessamos uma era conturbada no nosso setor e a vindima à porta não nos deixa mais sossegados, mas, como todo o bom produtor, vemos o copo meio cheio. Vai ser um ano de grandes vinhos e mais um ano de superação de obstáculos. Melhores dias virão e havemos de abrir muitas garrafas no futuro, deste e de todos os outros vinhos que tão bem se fazem no nosso país!”.
Durante três dias foram provados, em três categorias 532 vinhos brancos nacionais.
Sara Esteves