Vinho da região premiado como “Escolha do Mercado”

2020-07-27 15:27:12

Head Rock Reserva Branco 2015, produzido na vila de Vidago em Chaves foi premiado como “Escolha do Mercado” 2020, no Concurso Brancos de Portugal .

Carlos Manuel Alves Bastos é produtor de vinho e viu recentemente premiado um dos vinhos que produz junto ao vale da vila de Vidago.

A distinção vem juntar-se a tantas outras já conquistadas pela marca Head Rock Wines característica da Quinta Serra D`Oura. Entre 250 vinhos provados pelo júri na categoria B – Vinhos com preço de 5 a 12 euros, o Head Rock Reserva Branco 2015 foi considerado como “Escolha do Mercado”pela publicação Grandes Escolhas.

O Concurso Brancos de Portugal escolheu durante três dias de provas os principais vinhos brancos nacionais divididos por três categorias correspondentes a diferentes segmentos de preço. A categoria A até cinco euros, a categoria B de cinco a 12 euros e ainda a categoria C para vinhos superiores a 12 euros.

O júri, composto por 25 provadores que incluiu responsáveis por lojas de vinho e restaurantes com reputação comprovada, elegeu este vinho transmontano com produção em Vidago e armazenamento em Nuzedo no concelho de Vila Pouca de Aguiar, como Escolha do Mercado.

“Decidimos participar por opção, é um concurso com um júri ligado à restauração, com donos de restaurantes, distribuidores e garrafeiras e a intenção seria nomear os melhores brancos de cada categoria. Enviamos os nossos brancos praticamente todos e desses o mais antigo foi o que ganhou o prémio”.

“Para nós é muito importante esta distinção somos uma marca pequena no mercado e um pequeno produtor”, garantiu o produtor Carlos Bastos.

Este foi o único vinho da região de Trás-os-Montes premiado nesta categoria do Concurso “Escolhas do Mercado” inicialmente previsto para o mês de março. O evento acabou por ser realizado mais tarde, devido à pandemia de Covid-19 que tem deixado marcas também no setor vitivinícola.

“Atravessamos uma era conturbada no nosso setor e a vindima à porta não nos deixa mais sossegados, mas, como todo o bom produtor, vemos o copo meio cheio. Vai ser um ano de grandes vinhos e mais um ano de superação de obstáculos. Melhores dias virão e havemos de abrir muitas garrafas no futuro, deste e de todos os outros vinhos que tão bem se fazem no nosso país!”.

Durante três dias foram provados, em três categorias 532 vinhos brancos nacionais.

Sara Esteves

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso