Mulher cai no rio Póio enquanto praticava Canyoning

2020-09-02 15:10:20

Foi resgatada de helicóptero após queda de cerca de 10 metros e transportada para o Hospital de Santo António no Porto com múltiplos ferimentos.

Uma mulher com 30 anos de idade e de nacionalidade espanhola foi resgatada com recurso a um helicóptero da Força Aérea no último domingo, depois de sofrer um acidente quando praticava canyoning no Rio Póio em Cerva.

O helicóptero EH-101, que estava na Base Aérea N.º 6 do Montijo, transportou a vítima para o Hospital de Santo António no Porto, com múltiplos ferimentos, suspeita de fratura no membro superior direito e traumatismo cranioencefálico, após uma queda de uma altura de cerca de 10 metros.

A turista que estava acompanhada pelo marido estava a praticar canyoning, um desporto onde se procura explorar de forma progressiva um rio. Uma modalidade frequentemente praticada neste rio na vila de Cerva, no concelho de Ribeira de Pena.

De acordo com o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Cerva, Artur Mota os bombeiros foram acionadas pelo CODU por volta das 16 horas. ''Fizemos um percurso difícil até chegar ao encontro da vítima, a localização da mesma foi mais fácil porque estava munida de GPS e conseguiram enviar as coordenadas do local. Depois da aproximação tivemos que a transportar cerca de 300 a 400 metros para um sítio mais amplo para o helicóptero conseguir fazer o resgate. No sítio onde foi o helicóptero do INEM não conseguia resgatar daí o recurso ao da Força Aérea''.

As operações de resgate duraram cerca de cinco horas e no local estiveram equipas dos Bombeiros Voluntários de Cerva , a Ambulância de Suporte Imediato de Vida de Fafe do INEM e a Força Aérea Portuguesa.

A zona de difícil acesso e o estado da vítima obrigou ao planeamento do resgaste com recurso a um helicóptero.



Sara Esteves

Fotografias: DR

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso