Jovens uniram-se na intervenção ambiental

2020-09-02 17:47:43

Grupo de jovens da Intervenção juvenil e ambiental (Inspira) combateram durante duas semanas os ataques das pragas de Acácias Mimosa no Parque do Rebentão.

Autenticas ''milícias de intervenção ambiental'' arregaçaram as mangas e foram à luta para combater as invasoras Acácias Mimosa que proliferavam e aumentavam todos os anos no Parque do Rebentão deixando cada vez menos espaço para as restantes espécies crescerem.

Segundo a Inspira o matagal de invasoras vinha duplicando de área a cada ano. As raízes pareciam cobrir toda a floresta, inibindo qualquer outra espécie. Os voluntários persistiram com tudo que tinham, mesmo no terreno íngreme de encosta.
O espaço está mais limpo e muitas mais espécies podem desenvolver, mas ''foram precisas quase duas semanas. Ao nosso grupo de voluntários locais, juntaram-se os participantes do campo de trabalho internacional. Reforços de fora numa causa comum: impedir que as acácias tomassem todo o parque''.

Utilizou-se o método de descasque nos espécimes adultos, principais causadores da dispersão de novas sementes, causando nos mesmos um processo de secagem lenta, que fará com que as suas raízes vão morrendo aos poucos. Já nas mais pequenas, ainda em crescimento, foi arrancada toda a extensão da raíz, para diminuir a chance de novo rebentamento.

Segundo a Inspira (Intervenção juvenil e ambiental), este ''é um processo lento, que requererá nova intervenção no ano que vem e quiçá nos seguintes. Mas, a pouco e pouco, com a teimosia e visão de futuro que os nossos jovens revelam, vamos conseguir erradicar esta e outras populações da espécie invasora na nossa cidade''.



PSR

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso