Jogos tradicionais, piscina, passeios de bicicleta, yoga, canoagem, culinária permitiram combater o insucesso escolar e ocupar os alunos durante as interrupções letivas.
Cerca de 35 alunos do 1º ao 3º ciclo de ensino participaram no programa de férias “Verão 2020- atividades ao ar livre”.
Durante mais de dois meses, os jovens tiveram a possibilidade de praticar diferentes atividades didáticas como jogos tradicionais, piscina, passeios de bicicleta, yoga, canoagem e culinária.
De acordo com o Município, “o balanço foi positivo para todos os envolvidos, permitindo conciliar a educação integral de 32 alunos do concelho, indicados pelos Agrupamentos de Escolas e CPCJ (Comissão de Proteção de Crianças e Jovens), assumindo-se como um suporte complementar para as famílias durante as interrupções letivas”.
As atividades permitem “o desenvolvimento de competências transversais, de carácter psicossocial potenciando o sucesso integrado do aluno posteriormente ao nível do seu potencial criativo, desde o espírito empreendedor, liderança, pensamento criativo, responsabilidade e autocontrolo, resolução de problemas, trabalho em equipa ou respeito pelo outro”.
Este projeto visa promover o sucesso educativo dos alunos, a qualidade e eficiência do sistema de educação e formação, reduzindo o abandono escolar precoce e combater o insucesso, promovendo uma igualdade no acesso ao ensino.
Projeto dinamizado pela Equipa Viver a Sociedade do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar e Financiado pelo: Norte 2020, Portugal 2020, União Europeia - Fundo Social Europeu.