O alerta para as autoridades foi dado por um popular que encontrou um Falcão-abelheiro debilitado e desorientado, num terreno agrícola na Abobeleira.
O Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial da GNR de Chaves recolheu, esta sexta-feira na freguesia de Vale de Anta, uma ave selvagem da espécie Bútio-vespeiro ou Falcão-abelheiro.
O alerta para as autoridades foi dado por um popular da aldeia de Abobeleira que encontrou a ave em terrenos agrícolas.
De acordo com a GNR, a ave encontrava-se desorientada e com sinais de magreza. Foi transportada para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens (CRAS) da UTAD, em Vila Real, para tratamento e reabilitação, com vista à sua libertação no meio natural.
O Falcão-abelheiro é uma ave selvagem cujo estatuto de conservação em Portugal é Vulnerável (VU).
Sara Esteves
Fotografia DR