Tal como a Sinal TV tinha avançado ontem ao final do dia, a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), confirmou que são 11 os casos ativos de covid-19 no serviço prisional de Chaves.
Ontem ao final do dia publicamos que os casos positivos de Covid-19 têm estado a subir em Chaves e ao que a Sinal TV conseguiu apurar, entre os muitos casos que esta semana deram positivo, estão Reclusos, Guardas Prisionais e funcionários do estabelecimento prisional de Chaves.
Para evitarmos alarmismo social, não avançamos com os números, mas esta manhã a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) explicou que existem no Estabelecimento Prisional de Chaves, 11 casos ativos de covid-19 que envolvem cinco reclusos e seis trabalhadores.
A DGRSP esclarece que ‘’Conforme o protocolado, e em articulação com as autoridades de saúde, os cinco reclusos foram internados nos serviços clínicos do Estabelecimento Prisional do Porto, que está preparado para receber doentes covid-19, e os trabalhadores permanecem nos seus domicílios’’,
As visitas estão proibidas e as famílias dos reclusos, queixam-se de não estarem a ser informadas do que se está a passar dentro dos muros do Estabelecimento Prisional, e vivem momentos de grande angústia, sem saberem se os seus familiares estão entre os infetados.
‘’Só consegui saber que o meu filho estava doente e infetado com o Covid-19 porque fui contactada pelo Hospital Prisional do Porto a dizer que o meu filho estava lá. É uma vergonha, esta cadeia não dizer nada às famílias’’, disse a mãe de um dos cinco reclusos internados à Sinal TV, que prefere manter o anonimato, por medo de represálias.
Paulo Silva Reis com Carlos Daniel Morais