CHAVES: CDS-PP acusa tutela de negligência

2020-09-19 12:02:02

“A falta de meios técnicos e humanos no Centro Hospitalar tem sido, sucessivamente, denunciada por profissionais de saúde e por utentes e as consequências reais têm sido, regularmente, avaliadas pela Entidade Reguladora da Saúde, mas a tutela tem demonstrado uma negligência atroz perante a circunstância”.

COMUNICADO
Com uma periodicidade anual, o CDS-Partido Popular reúne com o Conselho de Administração do CHTMAD para fazer um ponto de situação sobre o estado da entidade, nomeadamente os seus problemas, falhas e lacunas face às necessidades de prestação de cuidados de saúde na região.
A contratação de profissionais especializados e de pessoal indiferenciado, a aquisição do acelerador linear, a aquisição do mamografo, as obras no bloco operatório ou a criação de uma unidade de cuidados paliativos em Chaves, são alguns dos temas abordados, recorrentemente, nessas reuniões.
Independentemente do Conselho de Administração em funções, são sempre estabelecidas promessas e geradas expectativas. No entanto, apesar dos compromissos assumidos, alguns deles públicos, pouco ou nada acontece, as condições do serviço deterioram-se e a qualidade dos cuidados prestados regride.
A falta de meios técnicos e humanos no Centro Hospitalar tem sido, sucessivamente, denunciada por profissionais de saúde e por utentes e as consequências reais têm sido, regularmente, avaliadas pela Entidade Reguladora da Saúde, mas a tutela tem demonstrado uma negligência atroz perante a circunstância.
A deslocação atabalhoada do médico anestesista da Unidade de Chaves para a Unidade de Vila Real, colocando em causa a realização de cirurgias previamente agendadas, é mais um caso paradigmático da incapacidade do CHTMAD em responder às solicitações e às necessidades das suas unidades locais e das comunidades em que está inserido.
O CDS-PP considera que é tempo dos paladinos da defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que constituem a maioria parlamentar, deixarem a retórica bacoca que rejeita a reforma do SNS e repudia a qualquer colaboração do setor social e privado no sistema e começarem por responder aos problemas crónicos do Centro Hospitalar.
Sem investimento público e sem incentivos à contratação (é fixação) de profissionais, o CHTMAD continuará o seu triste caminho rumo à irrelevância final e será o grande promotor do acesso dual a cuidados de saúde - para ricos e para pobres.
Chaves, 18 de setembro de 2020
A Comissão Política Concelhia do CDS-PP Chaves


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso