PAÍS: INEM tem quatro CODU em funcionamento

2020-09-20 12:13:43

Porto, Coimbra, Lisboa e Faro são as quatro zonas com Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) .

Os Centros de Orientação de Doentes Urgentes são centrais de emergência médica responsáveis pela medicalização do Número Europeu de Emergência - 112. Os pedidos de socorro efetuados através do 112, que digam respeito a situações de urgência ou emergência médica, são transferidos para os CODU.
Atualmente, o INEM tem quatro CODU em funcionamento: Porto, Coimbra, Lisboa e Faro.
Compete aos CODU atender e avaliar no mais curto espaço de tempo os pedidos de socorro recebidos, com o objetivo de determinar os recursos necessários e adequados a cada caso. O seu funcionamento é assegurado, 24 horas por dia, por equipas de profissionais qualificados (Médicos e Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar) com formação específica para efetuar o atendimento, triagem, aconselhamento, seleção e envio de meios de socorro.
Para o efeito, os CODU dispõem de um conjunto de equipamentos na área das telecomunicações e informática que permitem coordenar e rentabilizar os meios humanos e recursos técnicos existentes. Os CODU coordenam e gerem um conjunto de meios de socorro (motas, ambulâncias, viaturas médicas e helicópteros).
Os meios são selecionados de forma criteriosa de acordo com:
•A situação clínica das vítimas
•A proximidade do local da ocorrência
•A acessibilidade ao local da ocorrência
Este serviço assegura o acompanhamento das equipas no terreno através de informações clínicas recebidas. É ainda possível selecionar e preparar a receção hospitalar dos doentes, com base em critérios clínicos, geográficos e de recursos da unidade de saúde de destino.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso