VALPAÇOS: Unidade de Saúde reage a declarações de autarca

2020-09-22 17:31:51

Após a reação do autarca valpacense, que colocou em causa a veracidade do último boletim epidemiológico, a Delegação de Saúde Pública do ACES do Alto Tâmega e Barroso, questionada pela Sinal TV, decidiu esclarecer a situação.

O Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida manifestou em comunicado “total discordância” quanto aos dados apresentados no último boletim epidemiológico(Nº120 de 21 de setembro), da Unidade de Saúde Pública do Alto Tâmega e Barroso que reportava seis casos de Covid-19, um aumento de cinco novos casos em fase ativa.
O autarca contactou os responsáveis pela elaboração do boletim sobre a localização do surto. A Unidade de Saúde explicou que tinham sido reportados no concelho “mais os cinco agentes infetados da GNR do Posto de Lebução, daí a razão constarem seis casos em fase ativa no concelho de Valpaços”(...) “A razão para o facto, prende-se com o local de trabalho e a local sujeito ao risco de contágio”.
“Não posso aceitar, de maneira alguma, que esses cinco casos sejam reportados ao concelho de Valpaços, porquanto a residência dos referidos agentes ser no concelho de Chaves”, garantiu o autarca em comunicado.
Gustavo Martins Coelho, Delegado de Saúde Pública do ACES do Alto Tâmega e Barroso confirmou à Sinal TV que foram contactados pelo Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida e que “foram explicados ao Sr. Presidente os critérios que presidiram à atribuição dos casos relacionados com o surto associado ao Posto da G.N.R. de Lebução ao concelho de Valpaços, os quais se encontram corretamente reproduzidos no comunicado emitido pelo Município”.
O Delegado de Saúde explica ainda que apesar de terem tomado “boa nota da discordância, da parte do Sr. Presidente, relativamente a esses critérios, reconhecendo a legitimidade da preocupação política com o número de casos em cada concelho do Alto Tâmega (...) a decisão da Unidade de Saúde Pública é estritamente técnica e totalmente transparente, destinando-se a apoiar a tomada de decisão das comissões municipais de proteção civil”, termina.

Sara Esteves
Fotografia: David Teixeira

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso