VALPAÇOS: Feira da Castanha cancelada em virtude da saúde pública

2020-10-02 10:35:29

Evento não será realizado este ano “por não se encontrarem reunidas as condições de segurança recomendadas pela Direção-Geral da Saúde.

Este ano não haverá Feira da Castanha em Carrazedo de Montenegro, Valpaços, devido à pandemia de Covid-19, anunciou o Município.
A decisão de cancelar o evento, que ía para a 24ª edição, foi tomada pela Câmara Municipal de Valpaços e pela Junta de Freguesia de Carrazedo de Montenegro e Curros, no sentido de prevenir a transmissão da Covid-19.
Não se encontram “reunidas as condições de segurança recomendadas pela Direção-Geral da Saúde (...)reiteramos que a prioridade é a proteção da saúde pública, pelo que se agradece a compreensão e apela-se a todos os cidadãos que adotem comportamentos responsáveis e sigam as recomendações sobejamente reconhecidas das autoridades de saúde”, lê-se em comunicado.
A Feira da Castanha Judia é um dos eventos com maior expressão na região, que decorre normalmente no início do mês de novembro no Pavilhão Rota da Castanha, na capital deste fruto.
O evento promove a rainha do concelho, a castanha, uma fonte de rendimento para muitas famílias, que representa em média cerca de 50 milhões de euros na economia do concelho de Valpaços. Todos os anos chegam milhares de visitantes para comprar castanhas e outros produtos do concelho como o mel, o folar, os vinhos, o azeite e os enchidos.
Este ano, e devido à pandemia, a XXIV Feira da Castanha foi cancelada em virtude da saúde pública.

Sara Esteves
Fotografia: Carlos Daniel Morais

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso