COVID-19: Valpaços duplicou o número de casos positivos

2020-10-03 14:39:25

Depois de um aumento de 6 para 12 casos ativos de Covid-19 no concelho em apenas 24 horas o autarca Amílcar Almeida voltou a emitir um comunicado.

O número de casos ativos no Concelho de Valpaços subiu para 12. Nas ultimas 24 horas, foram registrados mais 6 casos de Covid-19 e em comunicado o autarca fez questão de explicar aos seus munícipes que se «trata de 6 pessoas cujo contágio terá tido origem, uns no selo familiar, outros em contexto de ações formativas e ainda um outro em ambiente profissional, neste caso em particular importado de Espanha. De realçar que estes munícipes estavam assintomáticos, tomando conhecimento da infecção por Covid-19 após testagem. A presente informação denota a importância da adoção de comportamentos responsáveis, uma vez que é na convivência social que se transmite facilmente o vírus sem que haja perceção, já que a maior parte dos infetados são assintomáticos».
No mesmo comunicado ainda se podia ler: «Segundo apurado, as pessoas que estiveram em contacto com os doentes, ainda que tenham testado negativo, estão em casa a cumprir o período de isolamento profilático e sob vigilância ativa das autoridades de saúde. Relativos à mesma linha de contágio de um dos casos ativos, foram realizados, a expensas da Autarquia, a fim de garantir tranquilidade no meio escolar e familiar, testes de despistagem à Covid-19 (através de zaragatoa) a um aluno do Centro Escolar e a três crianças que frequentam o jardim de infância da Santa Casa da Misericórdia, tendo o resultado sido negativo, à semelhança do que aconteceu com outros dois alunos da Escola Secundária. Na próxima terça-feira serão testados mais dois alunos, que estão em isolamento (um do centro escolar e outro da Escola EB 2,3 Júlio do Carvalhal), por se tratar de contactos diretos de pessoas que testaram positivo», disse o Presidente da Camara Municipal Amílcar Almeida, que mais uma vez fez o apelo à serenidade da população e ao estrito cumprimento das normas emitidas pela Direção Geral da Saúde.

Paulo Silva Reis

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso