Grupo de Geólogos da Faculdade de Ciências do Porto está a realizar projeto europeu Greenpeg com um mineral que contém lítio e que se pode encontrar entre o Alvão e o Barroso.
Geólogo não tem dúvidas que a espodumena tem cerca do dobro de lítio (e uma exploração mais acessível e sustentável) quando comparado com a petalite, o mineral que está na base de um propalado projeto de exploração de lítio.
Uma cadeia de televisão europeia está a fazer reportagens sobre o potencial do lítio e acompanha uma visita técnica de vários elementos da Universidade do Porto. Alexandre Lima e Maria dos Anjos Ribeiro, do grupo de geólogos da Faculdade de Ciências do Porto, estão a realizar uma visita de campo no âmbito de um projeto europeu, Greenpeg, e fazem-se acompanhar de mestrandas e equipamentos de análise ao filão. No local, o presidente da Câmara Municipal, Alberto Machado, afirma ao canal televisivo europeu Arte que os investimentos são tanto mais importantes quanto possibilitem a criação de emprego, e mais ainda se for qualificado, lembrando que à exploração do granito, sucedeu-se um incremento na transformação que trouxe uma forte mais-valia para a socioeconomia local. Há populares das aldeias próximas que têm acompanhado as visitas de campo e que estão a par de projetos que estão a valorizar este território «Os dados e produtos desenvolvidos pelo GREENPEG fortalecerão as bases para a formulação de políticas da UE em políticas de recursos sustentáveis».