CHAVES: Optometrista flaviense ganha prémio internacional

2020-10-05 15:21:57

Natural de Chaves, Vera Carneiro, foi uma das vencedoras do Eye Health Hero 2020, da Agência Internacional de Prevenção da Cegueira, na categoria de Change-Makers.

Vera Carneiro, natural de Chaves (Curalha), Membro da Direção da Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO) e Doutoranda na Universidade do Minho, venceu hoje, dia 5 de outubro, o prémio internacional Eye Health Hero 2020, da Agência Internacional de Prevenção da Cegueira, na categoria de Change-Makers (pessoas que fazem a diferença), tendo sido a primeira portuguesa a vencer este prémio.
A sua formação em promoção do direito ao acesso aos cuidados para a saúde da visão, pelo World Council of Optometry e Brien Holden Vision Institute, e sendo atualmente estudante de doutoramento com foco em saúde visual pública, dá apoio e crédito à sua profunda vontade em garantir cuidados de saúde da visão para todos.
O seu trabalho na APLO pretende contribuir para mudanças estruturais no sistema de saúde, para a defesa dos direitos dos utentes a mais e melhores cuidados para a saúde da visão e para a universalização do acesso a estes cuidados.
Vera Carneiro é responsável pelos assuntos regulamentares e legislativos da APLO, estando ativamente envolvida na promoção, definição e implementação de alterações para melhorar o acesso aos cuidados para a saúde da visão em Portugal. Foi coautora da atual proposta da APLO para regulamentar a profissão de optometrista em território nacional, oferecendo soluções para a prestação de cuidados primários para a saúde da visão.

PSR
Foto: DR

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso