Uma em Salto e outra em Montalegre. Autarca determina algumas regras face a esta situação.
O concelho de Montalegre regista duas cadeias de transmissão de Covid-19, uma na vila de Salto e outra em Montalegre. O anúncio foi feito esta quarta-feira, dia 7 de outubro, pelo Presidente da Câmara de Montalegre, Orlando Alves.
Em Salto existem até ao momento, 52 casos registados de Covid-19 espalhados pelo Lar Nossa Senhora do Pranto, Bombeiros Voluntários, Escola Secundária do Baixo Barroso, Escola de Salto e particulares.
Já em Montalegre existe registo de casos no Centro de Saúde e no Lar São José e particulares.
Face a esta situação o autarca determinou a alteração no horário dos funcionários municipais de forma a reduzir o número de presenças em atividade de funções, a desconcentração dos horários das brigadas externas e o encerramento do castelo de Montalegre.
Orlando Alves solicitou ainda aos párocos a diminuição ao máximo possível, as celebrações litúrgicas, a proibição de participação em velórios e o encerramento das feiras de Montalegre e Salto por tempo indeterminado. Os estabelecimentos de restauração e cafés encerram às 22h00.
Além do uso da máscara, do distanciamento social e higienização das mãos, o Presidente do Município apela «a todos que permaneçam em casa, evitem saídas desnecessárias e concentrações sem o necessário distanciamento. (...) Uma palavra de muito apreço às instituições que mais de perto são obrigadas a envolver se no combate ao vírus e uma outra de solidariedade para todos quantos testaram positivo assim como às respetivas famílias», termina.
Sara Esteves
Fotografia Sinal TV