ACES do Alto Tâmega e Barroso determinou o encerramento das Extensões de Saúde do concelho de Montalegre. Trata-se das extensões de saúde, de Salto e Covelães.
Por determinação do ACES do Alto Tâmega e Barroso as extensões de saúde do concelho de Montalegre vão encerrar e as consultas presenciais serão reduzidas, anunciou a autarquia em comunicado.
Trata-se de dois centros de saúde, a Extensão de Saúde de Covelães e a Extensão de Saúde de Salto. Será ainda realizada desinfeção das estruturas.
As medidas foram tomadas esta sexta-feira após uma reunião de emergência entre a Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC) do concelho de Montalegre e o ACES do Alto Tâmega e Barroso.
“O aumento generalizado de casos positivos Covid-19 e o efeito multiplicador que as cadeias de transmissão conhecidas potencia, obriga-nos a ser responsavelmente pró-ativos de forma a, tão rápido quanto possível, se estanquem os vários surtos em desenvolvimento”.
A Comissão Municipal de Proteção Civil recomenda ainda que os cafés, restaurantes, bares, cabeleireiros e comércio em geral, em toda a área territorial do concelho de Montalegre, tenham “horário de abertura às 10 horas e encerramento às 19 horas. Excetuam-se desta recomendação farmácias, padarias e postos de combustível”, lê-se em comunicado.
Além do uso de máscara, desinfeção das mãos e distanciamento social continuam a prevalecer todas as medidas tomadas na última quarta-feira “que estão relacionadas com os horários dos funcionários ao serviço do município, serviços municipais e feiras”.
O incumprimento destas medidas pode levar ao avanço de ”medidas mais severas e de cumprimento obrigatório”.
O Município relembra ainda que “ o confinamento não implica isolamento” e que os serviços municipais, as associações de bombeiros e os Presidentes de Junta “estão disponíveis para assumir a entrega de bens essenciais a quem precisar”.
Sara Esteves
Fotografia DR