REGIÃO: Linha de muito alta tensão preocupa elementos do BE

2020-10-14 16:11:38

Possível instalação de uma linha de muito alta tensão vai afetar dois concelhos do Alto Tâmega, Vila Pouca de Aguiar e Ribeira de Pena.

Uma possível instalação de uma linha de muito alta tensão em vários concelhos da região Norte está a preocupar alguns elementos do Bloco de Esquerda (BE), que na última terça-feira mostraram-se solidários com as populações afetadas.
De acordo com o mesmo partido, a linha de muito alta tensão de Carrapatelo- Vila Pouca de Aguiar A220/400 KV com troço entre as subestação do Carrapatelo e a subestação de Ribeira de Pena, “irá causar impactos ambientais na população”.
O projeto da responsabilidade da Rede Elétrica Nacional (REN) “visa transportar energia das centrais de Gouvães, Daivões e Alto Tâmega” barragens que constituem o Sistema Eletroprodutor do Tâmega da empresa espanhola Iberdrola.
Esta preocupação foi demonstrada por uma comitiva do Bloco de Esquerda e a deputada eleita pelo círculo do Porto, Maria Manuel Rola em visita à freguesia de Olo, em Amarante. Esta população reivindica “um outro traçado, longo do centro de aldeia reduzindo a exposição humana a campos elétricos e eletromagnéticos derivados das linhas” e exige ainda a “salvaguarda da saúde pública”.
O Bloco de Esquerda fez saber ainda que em julho de 2020 questionou o Ministério do Ambiente e da Ação Climática sobre esta questão.

Sara Esteves
Fotografias DR


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso