ALTO TÂMEGA: Cemitérios abertos no fim de semana de todos os santos

2020-10-15 14:55:35

Apesar de não encerrarem os cemitérios, dos seis concelhos do Alto Tâmega, em Vila Pouca de Aguiar não haverá romagens. Nos restantes concelhos os autarcas devem comunicar até à próxima terça-feira, dia 19 de outubro.

A 31 de outubro e 1 de novembro, dias de simbolismo religioso associado ao Dia de Todos os Santos, os cemitérios dos seis concelhos da região do Alto Tâmega não vão encerrar.
“Os autarcas dos concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT), e após publicação da Conferência Episcopal Portuguesa, decidiram não encerrar os cemitérios do território (Vila Pouca de Aguiar, Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena e Valpaços)”,lê-se em comunicado enviada pela autarquia de Vila Pouca de Aguiar.
Apesar de abertos ao público, em Vila Pouca de Aguiar não haverá a tradicional romagem apenas as missas, informou o município após consulta do Arcipreste Domingos Barrias.
Nos restantes concelhos, e de acordo com a CIMAT, os autarcas devem comunicar até à próxima terça-feira, dia 19 de outubro qual as medidas a adotar sobre as missas e romagens.
No concelho aguiarense “haverá presença de elementos das Freguesias nos respetivos cemitérios para fazer a gestão do espaço e dando cumprimento às orientações da Direção-Geral de Saúde”, designadamente controlo de ocupação, utilização de máscara e medidas de desinfeção.
Devido ao aumento de aguiarenses que advêm de fora do território, os autarcas lançam o apelo aos aguiarenses residentes que “procedam às visitas de culto sem ser nesse fim de semana de todos os santos”.

Sara Esteves
Fotografia: Carlos Daniel Morais


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso