BOTICAS: Concelho recebe concertos sob a forma de “arruadas”

2020-10-17 17:18:21

Concerto pretende apoiar músicos portugueses e ajudar a manter vivos os festejos tradicionais.

O desafio “Let’s Go Local” da EDP, criado no âmbito do Portugal #EntraEmCena de que a EDP é parceira, selecionou os grupos de música tradicional “Os Burricos” e “Retimbrar” para atuações no norte do país. Os espetáculos começam já este fim-de-semana.
O desafio “Let’s Go Local’ resulta de uma parceria da EDP com o movimento Portugal #EntraEmCena, lançado em maio deste ano, com o objetivo de apoiar músicos portugueses e ajudar a manter vivos os festejos tradicionais portugueses no atual contexto de pandemia. Para isso, os artistas portugueses foram desafiados a apresentarem um conceito criativo para celebrar a música tradicional, podendo os projetos selecionados contar com apoios para promoção dos seus trabalhos e das tradições que estão nas suas origens.
Um dos projectos vencedores, dos “Os Burricos”, decorrerá no Concelho de Boticas, nos dias 17, 18 e 24 de outubro, percorrendo várias aldeias no formato típico de uma “arruada” de gaiteiros, evento patente da tradição etnográfica portuguesa, em que o gaiteiro, como figura principal, faz soar canções tradicionais no seu instrumento, acompanhado de percussão.
“Os Burricos” são um grupo de música tradicional portuguesa, que conjuga instrumentos tradicionais (como a gaita de foles, o bombo e a caixa) com instrumentos mais modernos – caso do trombone, da guitarra ou da bateria. Tudo isto preservando a tradição e a cultura, ao mesmo tempo que adicionam um toque de modernidade e uma nova abordagem a este género sem abdicar do espírito e da folia a que o folclore nos transporta.
Ficam aqui os horários e locais onde decorrerão os espectáculos / arruadas:
17 de Outubro (sábado)
09h00 - Cerdedo
11h00 - Alturas do Barroso
14h30 - Dornelas (Vila Grande, Vila Pequena, Espertina e Antigo)
16h30 - Covas do Barroso
18 de Outubro (domingo)
09h00 - Viveiro
10h30 - Vilar
12h00 - Codessoso
14h30 - Beça
16h30 - Bobadela
24 de outubro (sábado)
09h00 - Sapiãos
11h00 – Pinho
14h30 - Granja
16h30 - Boticas

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso