MONTALEGRE: Câmara atribui subsídios a produtores pecuários

2020-10-20 10:24:11

Foram distribuídos 50 mil euros para 42 explorações agrícolas de caprinos e ovinos.

A Câmara Municipal de Montalegre voltou este ano a atribuir subsídios aos produtores de pequenos ruminantes, no sentido de incentivar a produção pecuária do concelho.
Este ano foram distribuídos 50 mil euros para 42 explorações agrícolas de caprinos e ovinos e entregue 4 mil euros a novas explorações, uma em Cabril, outra em Sabuzedo e em Montalegre.
A atribuição deste apoio, em articulação com a Cooperativa Agrícola do Barroso (Coopbarroso), é um dos exemplos de incentivo ao setor primário. “É um apoio a uma atividade bonita, muito interessante, também muito cansativa e punitiva, sobretudo nos dias de Inverno. É uma atividade rentável que podia ser aproveitada pela generalidade dos residentes no concelho de Montalegre”, referiu o autarca Orlando Alves.
De acordo com o Presidente da Coopbarroso, “o subsídio é fundamental para a sobrevivência destas explorações familiares. A ideia do subsídio é manter os efetivos.”
Este ano houve três explorações novas que receberam cada uma quatro mil euros “Mal esteja entregue o processo na Cooperativa, o dinheiro entra na conta dos agricultores”, garantiu Nuno Sousa.
Convencido que este é o caminho e que “devemos apostar naquilo que é nosso” o Presidente da Câmara de Montalegre afirmou que “na área dos pequenos ruminantes, ninguém tem a nossa capacidade. Somos agricultura de qualidade, pecuária de excelentíssima qualidade e somos floresta. Apostar nestes três vetores é reforçar a nossa identidade”,
O autarca aproveitou para felicitar os produtores pecuários que se dedicam a esta atividade e ainda felicitou a Coopbarroso “que tem feito um trabalho notável”.
Neste concelho os incentivos ao setor primário passam ainda pela distribuição de apoios ao nascimento de espécies de raça autóctone barrosã e à produção de batata de semente.
Os apoios aos criadores de pequenos ruminantes foram entregues, no Pavilhão Multiusos do Município, numa cerimónia informal devido à crise epidémica da Covid-19.

Sara Esteves

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso