REGIÃO: Migração da TDT termina hoje em Montalegre

2020-10-21 12:03:44

O processo de migração da rede de emissores de Televisão Digital Terrestre (TDT), para implementação do 5G, arrancou a 8 de outubro em Boticas e termina hoje, 21 de outubro, em Montalegre.

O processo de migração que abrange a área dos concelhos da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT) teve início a 8 de outubro com a ressintonia dos emissores de Leiranco e Sapiãos, Boticas. O processo será concluído esta quarta-feira, dia 21 de outubro, com a ressintonia dos emissores de Montalegre e Cerdeira.
Os trabalhos de ressintonia dos emissores tiveram início esta manhã, entre as 9 e as 10 horas e demoram entre 4 a 6 horas. Durante este período será colocado em funcionamento um emissor portátil, na frequência atual de funcionamento do emissor a ressintonizar, para que a população continue a ter acesso ao serviço.
Quando os trabalhos de ressintonia do emissor terminarem, este emissor é ligado na nova frequência, e o emissor portátil é desligado. Será nesse momento que, para a população passa a ter acesso ao serviço, mas antes terá de efetuar uma nova sintonia do televisor ou descodificador na nova frequência em que o emissor está a emitir.
No país 240 emissores já foram migrados, no Alto Tâmega a ressintonia termina esta quarta-feira nos emissores de Montalegre e Cerdeira.
A mudança de frequência visa reduzir as interferências para implementar a rede 5G, a quinta geração de internet móvel, garante a Autoridade Nacional de Comunicações, ANACOM.

Sara Esteves


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso