CHAVES: Exposição “Um Mundo Provisório às Avessas” na Biblioteca Municipal

2020-10-22 09:59:25

A Biblioteca Municipal de Chaves, inaugura no próximo dia 24 de outubro, a exposição “Um Mundo Provisório às Avessas” de João Ribeiro, uma coleção que contempla as séries de Biombos, Contos da Chuva Agreste, Mapas Alquímicos e Tábuas Sírias.
Esta exposição, comissariada por António Augusto Joel, assinala também a doação de duas importantes obras do artista, Homem Conversando com Cavalo (2001) e Oklahoma (2009), ao Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso.
João Ribeiro adota como conceito a pintura no seu sentido clássico, alicerçada no desenho. Isto torna-se evidente quando a liberdade gestual do tratamento de fundo das suas obras cede lugar ao minucioso tratamento das figuras apresentadas em primeiro plano.
Para além deste obsessivo culto pelo desenho e de uma inalienável paixão pela pintura, João Ribeiro conjuga ainda uma irreprimível necessidade de constantemente experimentar diferentes suportes com o frenesim de alterar periodicamente as temáticas das suas séries, complementando esta atitude com um acentuado gosto pelos trocadilhos subversivos e pelo ensaio paródico. É a transmutação de tudo isto que a sua exposição oferece.
A exposição gratuita, estará patente ao público até dia 10 de janeiro de 2021, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h30 e aos sábados das 10h00 às 13h00, em cumprimento com as diretrizes da DGS.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso