MONTALEGRE: Escritor barrosão Bento da Cruz muito elogiado

2020-10-26 15:10:43

O livro «Planalto de Gostofrio», do escritor Bento da Cruz, esteve em destaque na 12.ª sessão da Comunidade de Leitores da Rede Casas do Conhecimento, dinamizada online, através da plataforma ZOOM, a partir do auditório da biblioteca municipal.

Fátima Fernandes, vereadora da educação da Câmara de Montalegre, apresentou a obra, num momento expressivo do retrato narrativo do autor, de incontornável valor para a preservação do património cultural da região. Na opinião dos leitores, o escritor Bento da Cruz foi uma valiosa descoberta. A obra foi descrita como «poesia em forma de prosa», «uma escrita sem pressa», atribuindo-lhe a qualidade de «narrador ímpar». O encontro contou com a participação de Emanuel Cruz, filho do escritor, e de outos familiares e amigos.
A Comunidade de Leitores da Rede Casas do Conhecimento esteve de regresso com novas sugestões de leitura e mais encontros marcados. Há semelhança das edições anteriores, o programa da terceira edição promoveu a leitura de seis obras (literárias e não-literárias, de autores nacionais e internacionais) do Ensaio ao Romance, procurando ir ao encontro de um público heterogéneo, despertando interesses e promovendo a partilha de conhecimentos diversos. Enquanto as questões de distanciamento físico forem aconselhadas pela Direção Geral de Saúde, os encontros foram feitos apenas online, recorrendo à plataforma Colibri-Zoom, à semelhança das duas últimas sessões da segunda edição. Em Montalegre, a escolha do livro recaiu em «Planalto do Gostofrio» do escritor Bento da Cruz. Recordar que a Comunidade de Leitores da Rede Casas do Conhecimento é uma iniciativa organizada pela Casa do Conhecimento e os Serviços de Documentação da Universidade do Minho, em colaboração com as Casas do Conhecimento dos Municípios de Boticas, Montalegre, Paredes de Coura e Vila Verde. Tem como principais objetivos a promoção da leitura ao longo da vida, tornando-a numa atividade de caráter social e comunicacional, que motive a partilha de conhecimento, reflexões e inquietações a partir de uma experiência de Leitura, contribuindo para a nossa formação enquanto cidadãos ativos, capazes de questionar o mundo e agir sobre ele.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso