Depois de muita especulação em relação à qualidade da água do São Caetano a reitoria do Santuário explica e garante que a água é potável.
A água é um recurso essencial no Santuário de São Caetano e um bem primordial para a vida, de grande procura para quem visita o Santuário.
Ultimamente, diversas comunicações e comentários em redes sociais questionam a qualidade da água do Santuário de São Caetano, lançando mesmo alguns boatos que se tem vindo a espalhar.
António Joaquim sacerdote e reitor do Santuário para que todos estejam informados e não circule falsa informação sobre o São Caetano, fez questão de esclarecer todos os peregrinos e visitantes do santuário de que «a água de nascente que o santuário disponibiliza a todos, além de ter sido alvo de análise, ela é controlada semanalmente pela empresa Ambiágua - Gestão de equipamentos de água, SA.»
Segundo o sacerdote, «esta empresa garante o acompanhamento técnico e a monitorização da qualidade da água, garantindo assim a salubridade e potabilidade da água, pelo que, a água é segura».
O volume de água que a fonte das três bicas dispõe depende unicamente da capacidade da nascente que a abastece. Dada a secura do verão e a ausência de chuvas durante meses, a nascente não foi capaz de manter o mesmo caudal do período de inverno. «É apenas um fenómeno natural, que nada tem a ver, como alguns espalham, com uma questão de exploração da água. A água não é engarrafada nem canalizada para lado algum. Porque esta fonte... é de todos! Devotos e não devotos, peregrinos ou simplesmente visitantes, a fonte leva-nos à misericórdia, dando de beber a quem tem sede,» disse António Joaquim reitor e sacerdote do Santuário.
Paulo Silva Reis
Foto: Carlos Daniel Morais