Em Portugal, a circulação de pessoas para fora do concelho de residência está limitada desde as 00h00 de sexta-feira, dia 30 de outubro, e irá manter-se até às 06h00 de terça-feira, dia 3 de novembro, no âmbito das medidas de combate à pandemia de Covid-19.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) e também a Polícia de Segurança Pública (PSP) estão no terreno a fiscalizar o cumprimento das regras de circulação entre concelhos, durante o fim-de-semana do Dia de Todos os Santos e o Dia de Finados, altura em que muitas pessoas se deslocam aos cemitérios.
Para circular entre concelhos, as pessoas devem fazer-se acompanhar de uma declaração justificativa da entidade patronal ou prestar declaração, sob compromisso de honra, se a deslocação se realizar entre municípios limítrofes ao da residência habitual ou na mesma Área Metropolitana.
As medidas restritivas surgem numa altura em número de infetados e de mortos por Covid-19 tem aumentado em Portugal.
De acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde( DGS), nas últimas 24 horas há mais 39 mortos, 4 007 novos casos de Covid-19 e 2 831 recuperados. Desde o início da pandemia registam-se 141.279 casos de infeção confirmados, 2.507 mortes e 80 280 recuperados.
Na região do Alto Tâmega contabilizam-se neste momento em fase ativa da doença 171 casos, cinco óbitos e 333 recuperados, num total de 507 confirmados. Em isolamento, e segundo o último boletim epidemiológico do ACES do Alto Tâmega e Barroso encontram-se 113 pessoas.
Sara Esteves
Fotografia: DR