DISTRITO: Vila Real é o distrito com mais idosos sinalizados pela GNR

2020-11-07 16:48:42

Balanço da Operação Censos Sénior 2020 demonstra que existem 5 065 idosos a viverem sozinhos ou isolados. Este é o distrito com o número mais elevado de casos sinalizados pela Guarda Nacional Republicana (GNR).


Dos 42.439 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, em razão da sua condição física, psicológica, ou outra que possa colocar em causa a sua segurança, 5 065 são do distrito de Vila Real.
Os dados foram revelados este sábado no âmbito de um balanço realizado pela Guarda Nacional Republicana (GNR) sobre a Operação “Censos Sénior” que decorreu durante o mês de outubro de 2020.
A operação visa “identificar a população idosa, que vive sozinha, isolada, ou sozinha e isolada, através da atualização dos registos das edições anteriores”. Este ano, e segundo a GNR, foram realizadas 34 ações em sala e 3652 ações porta a porta, abrangendo um total de 20.747 idosos.
“Durante a operação, os militares privilegiaram o contacto pessoal com as pessoas idosas em situação vulnerável, no sentido de sensibilizarem e alertarem este público-alvo para a adoção de comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto”. Os militares procuram ainda para prevenir comportamentos de risco associados ao consumo de álcool, bem como para a adoção de medidas preventivas de propagação da pandemia de Covid-19.
A Operação “Censos Sénior” é realizada desde 2011, Vila Real é o distrito com mais sinalizações.
De acordo com esta entidade os idosos sinalizados irão ser acompanhados “através de visitas regulares às suas residências, no sentido de realizar mais ações de sensibilização e fazer a avaliação da sua segurança, colaborando com as demais entidades locais, na procura da melhor qualidade de vida da população idosa, em especial dos mais vulneráveis”.

Sara Esteves
Fotografia de arquivo David Teixeira


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso