BOTICAS: Confirmados mais três casos na Escola de Boticas

2020-11-08 19:33:37

Todos os alunos de uma turma do 3º ano realizaram testes de rastreio à Covid-19 na última sexta-feira e três testaram positivo à doença. Há também a registar um caso, um aluno do Jardim de Infância de Boticas.

Depois do registo de um caso de Covid-19 na Escola de Boticas, numa turma do 3ºano, e de forma a implementar medidas de prevenção e controlo da transmissão de SARS-CoV-2 foram testados na última sexta-feira todos os alunos da turma em causa que se encontravam já em isolamento, os contactos mais próximos da turma, bem como uma pessoa de cada serviço do Agrupamento.
Os resultados já foram conhecidos e confirmados mais três casos de alunos com Covid-19, anunciou o Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro.
“Informamos que foram confirmados mais 3 casos de alunos com COVID-19 na mesma turma. Uma vez que os alunos da turma já estavam em situação de isolamento, esta mantém-se”, até 16 de novembro refere a subdiretora do Agrupamento, Ana Luísa Monteiro.
A direção confirmou também que existe um caso positivo de Covid-19, num aluno do Jardim de Infância de Boticas pelo que, “as Autoridades de Saúde determinaram que todos os alunos do Jardim de Infância de Boticas, em virtude de terem tido contacto com uma criança infetada com COVID-19, permanecem nas suas casas até decisão contrária”.
Já as restantes atividades letivas continuarão a decorrer “no respeito pelas normas emanadas da Direção-Geral de Saúde”, lê em nota de informação à comunidade escolar.
O agrupamento já havia registado um caso positivo numa docente do 1º ciclo e um outro caso num aluno de uma turma do 9º ano de escolariedade o que obrigou ao confinamento de duas turmas e ao regime de ensino à distância por precaução. Na próxima segunda-feira os alunos destas duas turmas vão ser testados.
O Agrupamento recomenda a todos os elementos da comunidade escolar, que se mantenham atentos ao surgimento de sintomas compativeis com COVID-19. Se alguém da comunidade escolar ou do seu ambiente próximo desenvolver sintomas sugestivos de COVID-19 deve permanecer em casa e contactar os serviços de saúde por telefone (SNS 24 -808 24 24 24) ou outras linhas especificas criadas para o efeito.
“Torna-se fundamental esta monitorização de sintomas para a generalidade da comunidade escolar que frequenta este estabelecimento de ensino, pois o aumento de casos no concelho, aumenta, também, a responsabilidade de todos. É, também, fundamental continuarmos juntos, confiar no trabalho desenvolvido e, principalmente, garantir a serenidade das crianças e jovens do nosso concelho”, termina.
Boticas não está no mapa de risco dos 121 concelhos mas ainda assim a Câmara Municipal decretou confinamento parcial para evitar contágio e propagação da Covid-19 e adotou medidas de prevenção como o fecho dos estabelecimentos comerciais até às 22 horas e a restauração às 22h30.

Sara Esteves
Fotografia arquivo David Teixeira

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso