VALPAÇOS: Autarca diz que número de recuperados não é real

2020-11-14 10:10:43

Segundo Amílcar Almeida, os dados do número de casos recuperados não estão atualizados e no concelho de Valpaços já recuperaram mais pessoas nos últimos 16 dias do que, as que constam no boletim epidemiológico, da Unidade de Saúde Pública do Alto Tâmega e Barroso.

A Câmara Municipal de Valpaços manifestou-se, na última sexta-feira, preocupada com o número de recuperados no concelho e adiantou em comunicado que os dados não estão atualizados, situação que “merece melhor tratamento”.
Amílcar Almeida exige “maior celeridade” para se “evitar alarmismo social”, no que aos dados do boletim epidemiológico, da Unidade de Saúde Pública do Alto Tâmega e Barroso dizem respeito.
Segundo um comunicado divulgado, o município relembra que “durante o período de 27 de outubro até 12 de novembro, decorridos 16 dias, o nosso concelho teve, infelizmente, um aumento de 34 novos casos de infeção por Covid-19 e apenas recuperaram 4 pessoas”.
Sendo que o período de recuperação da doença por Covid-19 vai de 10 a 14 dias, “não é possível o registo de um número tão baixo de pessoas recuperadas”, argumentou Amílcar Almeida.
“No dia 27 de outubro o nosso concelho registava 21 casos em fase ativa e 29 pessoas recuperadas, seria espectável que, decorridos 16 dias, cerca de 15 ou mais pessoas tinham que acrescer ao número de pessoas recuperadas” e isso “não é de todo o que se constata dos dados fornecidos.
O autarca diz ainda ter conhecimento que “desde essa data até ao momento, cerca de 18 pessoas já se encontram totalmente recuperadas e em contexto normal de trabalho”.
A Unidade de Saúde Pública do Alto Tâmega e Barroso confirma que “a notificação aos recuperados não está a ser feita de forma atempada, e que a notificação dos novos casos é mais rápida a chegar”.
Valpaços tem neste momento 55 casos em fase ativa da doença (mais nove) e é o único concelho do Alto Tâmega que está “fora” da lista dos 191 concelhos considerados de risco elevado de propagação do novo coronavírus, embora, e de acordo com o último boletim Unidade de Saúde Pública do ACES do Alto Tâmega e Barroso, contabilize 256,4 casos por 100 mil habitantes, num rácio de 240 casos ativos por cada 100 mil habitantes, o que significa que começa a ultrapassar a barreira.
O Presidente da Câmara Municipal pede assim à população que continue a adotar comportamentos responsáveis, para “travarmos a propagação desta doença”, evitando deslocações, aglomerados ou ajuntamentos, usar a máscara, recorrer à lavagem frequente das mãos e ao distanciamento físico.

Sara Esteves
Fotografia de Arquivo: Carlos Daniel Morais

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso