VALPAÇOS: Detetado surto de Covid-19 em IPSS de Valpaços

2020-11-18 11:52:50

Foram registados 20 casos positivos de infeção de Covid-19 na Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Valpaços (APPACDM).


Um surto com 20 casos positivos de SARS-CoV-2 foi detetado na última terça-feira na Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Valpaços (APPACDM), confirmou a autarquia.
Trata-se de 11 utentes e nove colaboradoras desta IPSS, com valência de lar.
“Apesar de todas as IPSSS do nosso Concelho estarem a cumprir os Planos de Contingência, por forma a evitar que o vírus atinja as instituições, receava-se que algum dia pudesse acontecer... e infelizmente aconteceu”, refere Amílcar Almeida em comunicado.
As autoridades de saúde estão a acompanhar os casos confirmados assim como as pessoas que tiveram contacto com os positivos.
Neste período, a autarquia realça que vai acompanhar a evolução do surto “assumindo as decisões e as medidas que, a cada momento, se revelarem necessárias à proteção da saúde de todos”.
O Presidente da autarquia deixou ainda uma mensagem de esperança aos utentes e seus familiares, colaboradores e órgãos sociais, “confiante que, juntos, conseguiremos responder com a devida exigência que a situação impõe”. Apela ainda ao uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos.
De acordo com o último boletim epidemiológico da Unidade de Saúde Pública do ACES do Alto Tâmega e Barroso, o concelho de Valpaços tem neste momento em fase ativa da doença 49 casos, num total de 107 confirmados desde o início da pandemia. Até ao momento, já recuperaram 58 pessoas

Sara Esteves
Fotografia de arquivo DR

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso