DISTRITO: Mais de 35 mil testes já foram feitos à Covid-19

2020-11-18 16:35:59

Serviço de Patologia Clínica do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) já processou mais de 35 mil testes à Covid-19. Atualmente por dia realizam em média 350 testes.

Desde o início da pandemia que, o Serviço de Patologia Clínica do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro processou mais de 35 mil amostras para despiste à COVID-19, estando, atualmente, a processar uma média de 350 testes por dia, anunciou o CHTMAD.
Este Serviço é responsável pelo processamento, estudo e disponibilização dos resultados analíticos e dos dados epidemiológicos essenciais para o despiste de infeção por SARS-CoV-2.
Para dar resposta às necessidades do CHTMAD o serviço “reorganizou o espaço físico nas suas diferentes Unidades Hospitalares, preparando circuitos distintos com uma área dedicada para receção, verificação, integração e posterior análise efetiva das referidas amostras”.
De acordo com o Centro Hospitalar foi, também, necessário “fazer um reforço da equipa, diferenciada e multidisciplinar”, através da contratação de mais seis Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica, cinco Técnicos Superiores e um Assistente Técnico.
“Estas contratações tornaram possível processar amostras desta doença durante 24 horas por dia, 7 dias por semana, permitindo encurtar o tempo de resposta na disponibilização dos resultados”.
No que se refere a doentes urgentes/emergentes, a administração realça que existe, desde maio, “a possibilidade de realização de testes rápidos, que vieram permitir a redução no tempo de resposta, cerca de 45 minutos desde a entrada no equipamento até à saída do resultado”.
Com esta “inovação, crucial” num contexto de pandemia ainda em crescendo, é possível processar no CHTMAD (Vila Real, Chaves e Lamego) 62 amostras de pesquisa de SARS-CoV-2, em simultâneo ou em diferentes ciclos, além de permitir efetuar outras análises/rastreios.
Para a responsável do Serviço, Dra. Eliana Costa,“a reorganização da Patologia Clínica do CHTMAD, quer em termos humanos, de espaço e equipamento, foi fundamental para uma rápida e eficaz resposta no diagnóstico à COVID-19. Aumentámos a nossa capacidade de testagem nas três Unidades Laboratoriais, o que permite detetar a infeção e responder, de forma célere, a esta doença”.
A responsável acrescentou, ainda, que “paralelamente ao despiste da COVID-19, o Serviço processou mais de dois milhões de estudos laboratoriais neste mesmo período”.
O Conselho de Administração reitera que estes indicadores de atividade devem-se, sobretudo, “à dedicação e empenho de todos os profissionais deste Serviço”, que têm sido fundamentais para o despiste rápido desta doença, sem descurar o processamento de todas as outras amostras de doentes não-COVID.

Fotografia DR


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso