ÚLTIMA HORA: Pico da segunda vaga prevê sete mil casos diários

2020-11-19 15:59:55

Especialistas ouvidos esta manhã no Infarmed pelo poder políticos, garantem que o pico desta segunda vaga deve ocorrer na próxima semana com uma média de sete mil casos diários.

O índice R, segundo os especialistas, determina quantas mais pessoas, uma só pessoa infetada, pode contagiar e em Portugal, segundo os números hoje avançados, o R estará em 1,11 nos modelos de evolução apresentados.
Segundo O investigador Manuel do Carmo Gomes, da Faculdade de Ciências de Lisboa, afirmou hoje na reunião que decorreu no Infarmed, «Portugal deverá estar em 1 no fim de novembro e princípio de dezembro, e não se pode baixar a guarda, porque à primeira oportunidade, o R vai volta a subir».
O investigador defendeu que é preciso descer o R porque se projeta que na transição de novembro para dezembro o número médio de novos casos por dia atinja os 7000.
De acordo com Baltazar Nunes, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, o R nacional está a crescer há 88 dias, numa média diária de 6488 novos casos que é seis vezes superior ao que se verificou na primeira onda de março e abril.
«Só com uma redução dos contactos na comunidade superior a 60% e uma elevada cobertura do uso de máscara é possível trazer o R para baixo de 1 e mantê-lo aí por várias semanas», salientou Baltazar Nunes, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.
Durante o encontro, foi ainda dito que na segunda semana de dezembro, Portugal terá uma média diários de óbitos entre 95 e 100, atingindo assim o pico de mortes por Covid-19 nessa altura.


Paulo Silva Reis
Foto Carlos Daniel Morais

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso