CHAVES: Três funcionárias da Misericórdia testaram positivo à Covid-19

2020-11-20 16:57:54

As funcionárias pertencem ao Lar Nossa Senhora da Misericórdia, mas por questões de segurança e aconselhamento da Unidade local de Saúde, a Santa Casa da Misericórdia de Chaves realizou hoje os testes a todos os funcionários e utentes desta valência como forma de transmitir segurança a todos os funcionários utentes e seus familiares.

Na passada sexta-feira, ao final do dia, a Santa Casa da Misericórdia de Chaves teve conhecimento, de que uma funcionária do Lar Nossa Senhora da Misericórdia teve contacto com uma pessoa do seu agregado familiar que testou positivo para a Covid-19.
Seguindo o Plano de Contingência, e tal como o próprio Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Chaves, Cor. Jorge Pinto de Almeida confirmou, a funcionária em causa, ligou para a linha saúde 24 e, seguindo instruções, ficou em isolamento profilático à espera de realizar o teste, «o que veio a acontecer no dia 16. Na quarta-feira dia 18, tivemos conhecimento de que testou positivo. A par destas colaboradoras, outras três que manifestaram sintomas no domingo, dia 15, seguiram o mesmo procedimento e também realizaram teste no passado dia 16. Duas delas também testaram positivo para a Covid 19.»
Decorrente desta situação, «a Santa Casa da Misericórdia de Chaves, articulou-se desde o primeiro momento, com a Delegação de Saúde local, no sentido de tomar todas as medidas necessárias à prevenção do contágio, quer das colaboradoras (apelando ao isolamento profilático sempre que se manifeste algum sintoma suspeito), quer dos utentes (reforçando as medidas preventivas e testando quando necessário)», disse o Provedor Jorge Pinto de Almeida.
Importa referir que, a par de outras Instituições do distrito de Vila Real, a Misericórdia de Chaves está a participar no rastreio das colaboradoras das Estruturas Residenciais Para Pessoas Idosas, sob a coordenação da Segurança Social, efetuando 21 testes semanais. Assim, contando com as colaboradoras do Lar Nossa Senhora da Misericórdia que entraram neste rastreio e as que realizaram teste através da Delegação de Saúde de Chaves, «à data, foram testados todos os utentes e colaboradores deste equipamento social. Continuamos vigilantes, contando com o apoio do médico assistente desta Instituição, das equipas de enfermagem e o inestimável zelo e cuidado dos nossos colaboradores, o que contribuiu para que, ainda, não tivéssemos nenhum caso positivo nestas respostas sociais», referiu o Provedor.

Paulo Silva Reis
Foto de Carlos Daniel Morais



 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso