V.P.AGUIAR: Escola de Pedras Salgadas com 18 casos positivos

2020-11-22 13:05:55

De 123 testes realizados à Covid-19 no Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar foram confirmados 18 casos positivos na Escola Básica de Pedras Salgadas. O Agrupamento garante que não foi necessário proceder ao isolamento de turmas, uma vez que os alunos que testaram positivo integram «turmas já anteriormente isoladas».

Na sequência da realização de 123 testes à COVID-19 no Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar, no dia 18 de novembro, mais concretamente na Escola Básica de Pedras Salgadas, foram confirmados 18 casos positivos neste edifício escolar, anunciou no último sábado a direção do agrupamento.
Todos os que testaram positivo, neste rastreio, foram contactados, segundo o Agrupamento, ao longo do dia de ontem, 21 de novembro, pela Autoridade de Saúde. «Os que realizaram teste e não forem contactados, ao longo deste dia, significa que testaram negativo para a COVID-19».
A Autoridade de Saúde Pública não procedeu ao isolamento de turmas, «uma vez que a quase totalidade dos alunos que testou positivo integra turmas já anteriormente isoladas». Estes casos positivos “concentraram-se em turmas já isoladas há algum tempo, antes da realização da testagem massiva de 18/11/2020, sobretudo numa turma do 3.º ano, pelo que não constituem qualquer fonte de contágio na Escola”, remete o agrupamento em comunicado.
Já os restantes dois alunos que testaram positivo, em virtude de já não frequentarem as aulas no período de infecciosidade e o contacto ser considerado de baixo risco, «não constituem motivo para o isolamento das suas turmas», considerou a Autoridade de Saúde.
Relativamente aos quatro adultos que testaram positivo, o diretor do agrupamento de escolas de Vila Pouca de Aguiar anunciou que «um já se encontrava em isolamento com a sua turma e os restantes foram isolados a partir desta data. Todos eles foram considerados contactos de baixo risco, não constituindo, igualmente, perigo de contágio».
José Rodrigues Teixeira esclarece ainda que, dos 18 casos positivos dois alunos foram considerados de baixo risco por já não estarem na Escola durante o período de infecciosidade, pelo que «não se procedeu ao isolamento das respetivas turmas»; 12 crianças e alunos não constituíram motivo de isolamento de novas turmas, uma vez «que o grupo/turma e as turmas a que pertencem já se encontravam em isolamento», os restante quatro adultos «não constituem perigo de contágio e não determinam o isolamento de turmas».
«Houve mais uma aluna da Escola Básica de Pedras Salgadas que embora tenha testado positivo, em teste realizado antes do dia 18 de novembro, foi considerada de baixo risco por já não estar na Escola durante o período de infecciosidade, pelo que a sua turma também não foi isolada», lê-se ainda em nota informativa à comunidade escolar.
Estes casos têm surgido no exterior da escolar e «foram trazidas para dentro das Escolas do Agrupamento» realça o diretor que reconhece não existir nenhum surto. «A rápida atuação no isolamento de alunos e de turmas, pelo Agrupamento em conjugação com a Unidade de Saúde Pública do Alto Tâmega e Barroso» tem permitido controlar as mais diferentes situações epidemiológicas.
O funcionamento das atividades letivas presenciais, «com as vantagens por todos reconhecidas, deve continuar com o cumprimento rigoroso e reforçado de todas as regras».
Qualquer alteração ao regime de funcionamento presencial carecerá sempre da decisão das Autoridades de Saúde e do Ministério da Educação.

Sara Esteves
Fotografia de arquivo: David Teixeira

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso