VALPAÇOS: Autarca “espera” que as restrições tenham efeito

2020-11-23 17:25:45

Amílcar Almeida aguarda que as medidas restritivas, que vão ser implementadas no concelho, a partir de amanhã, permitam conter a propagação de mais infeções de Covid-19.

Valpaços, à semelhança de 80 concelhos do país, está na lista de risco considerado muito elevado com 480 a 960 casos por 100 mil habitantes. Com a renovação do estado de emergência a partir da 00h00 do dia 24 de novembro entram também em vigor novas medidas restritivas.
O Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida “espera que as medidas restritivas que vão ser implementadas, com impacto no comércio local, já de si fragilizado, permitam, ainda assim, conter a propagação de mais infeções de Covid-19”. Se estas restrições forem insuficientes “ver-nos-emos forçados a adotar outras medidas que se revelem adequadas, tendo sempre em linha de conta a proteção e salvaguarda das populações e da saúde pública”, realçou o autarca em comunicado.
O concelho tem assistido a um crescimento exponencial no número de casos diários de Covid-19, só nos últimos sete dias contabiliza-se mais 74 novos casos, passando de 36 para 110 infetados.
De acordo com o autarquia, “o crescimento do número de infetados não pode ser explicado apenas com o maior número de testes que têm vindo a ser realizados, mas está, ainda, diretamente relacionado com o aparecimento de surtos e ainda por contacto direto no agregado familiar ou entre famílias fora do agregado”. Amílcar Almeida relembra que “o relaxamento nas medidas de prevenção também contribuiu, consideravelmente, para esta situação que nos assola”.

Sara Esteves
Fotografia de arquivo Sinal TV

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso