MONTALEGRE: Município entregou 50 cartões «Abem»

2020-11-26 17:20:16

À luz do programa abem - Rede Solidária do Medicamento, o município de Montalegre entregou os últimos cartões que dão acesso a medicamentos comparticipados.

No total, referente a este ano, são 50 beneficiários que passam a ter este incentivo que surge, recorde-se, na sequência do protocolo de colaboração, formalizado no início do ano passado, entre a Câmara de Montalegre e a Associação Dignitude. O fim último é comparticipar a compra de medicação a pessoas do concelho que se apresentem numa situação de carência económica. Esta parceria é para continuar nos próximos anos.
«Estamos a fazer aquela ação política e social que cabe às Câmaras, às Juntas de Freguesia, aos Governos e à própria sociedade em geral. Estamos a dar corpo a um projeto que nasceu de uma parceria com a Associação Dignitude que trabalha em colaboração muito estreita, neste caso, com as farmácias de Montalegre. Este projeto é focado nas pessoas carenciadas que solicitaram este apoio. Neste sentido, receberam um cartão que lhes permite ir à farmácia da sua preferência abastecer medicamentos prescritos por um médico. Esperamos que as pessoas sintam esta partilha de sentimentos e afetos e que tudo vá ao encontro das suas necessidades. Que sintam um pouco mais de brilho, conforto e bem-estar. É para isto que trabalhamos. Conseguimos atingir 50 cartões este ano. Estamos com a consciência que alcançamos um leque de pessoas bastante razoável. Este projeto é para continuar», disse Orlando Alves, Presidente da Câmara de Montalegre.
Os cartões abem dão direito à compra de todos os medicamentos receitados pelo médico e comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde, desde que se opte pelos mais baratos e sejam adquiridos nas farmácias aderentes ao programa. No concelho de Montalegre, todas as farmácias aderiram ao programa abem. Foram concedidos 50 cartões. A Câmara de Montalegre comparticipa com 100€ por cartão e são beneficiários: pessoas com rendimento inferior a metade do Salário Mínimo Nacional, isto é, 317,50€, acrescidos de 20% no caso de haver despesas avultadas com saúde ou outras devidamente justificadas.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso