Foi ao início da noite que os resultados dos testes realizados foram conhecidos e um dos casos que positivou estava a trabalhar no turno da noite quando teve de se ausentar por ter dado positivo ao coronavírus.
Tal como a Sinal TV noticiou este sábado, a situação ganha contornos cada vez mais preocupantes e entre os profissionais de saúde da unidade hospitalar de Chaves, os casos positivos continuam a aumentar.
O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), confirmou a notícia avançada pela Sinal TV. «Foram realizados 299 testes e estão a ser cumpridas todas as orientações emanadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS)». O CHTMAD, confirmou também que «o Hospital de Chaves tem atualmente 19 profissionais infetados com o novo coronavírus», no entanto e já depois desta comunicação, mais um profissional de saúde, desta feita um Médico, testou positivo. O clínico, que é assintomático, quando recebeu o resultado, estava a trabalhar no turno da noite que tinha iniciado no serviço de urgência e teve de abandonar o serviço.
O CHTMAD garante que «na unidade hospitalar de Chaves estão acauteladas todas as medidas de segurança, tanto para profissionais como para utentes, que asseguram o normal funcionamento da unidade», que passa a dispor de 24 camas dedicadas a esta patologia de SARS-COV-2, podendo este número ser atualizado em função das necessidades».
O bloco operatório e as cirurgias programadas, vão ser canceladas, mas o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro vai aproveitar a paragem para avançar com as tão aguardadas e desejadas obras de requalificação.
Paulo Silva Reis com Carlos Daniel Morais