REGIÃO: Confinamento na Galiza é duro golpe no comércio local

2020-12-03 11:28:20

O Governo Regional da Galiza anunciou restrições de mobilidade com Portugal a partir de sexta-feira que, segundo Associação Empresarial do Alto Tâmega (ACISAT), são abalos muito fortes para o comércio local.


O Governo Regional da Galiza decidiu que toda a comunidade vai estar em confinamento entre as 12h de sexta-feira, 04 de dezembro, e o meio-dia de quarta-feira, dia 09, para restringir a mobilidade com o território português, que segundo Alberto Núñez Feijóo do Governo Regional galego, em declarações à imprensa local, se deve «à alta incidência de casos de covid-19 em território português».
Para Vítor Pimentel, presidente da ACISAT, «esta medida é preocupante. Estamos a assistir atualmente a uma greve de fome em frente à Assembleia da República e estas pessoas merecem respeito e humanidade. É necessário ajudar financeiramente a restauração, bares ou discotecas para se manterem os negócios abertos e salvar empregos».
Segundo o presidente da associação comercial, esta medida «têm importância para a economia local. Espanha pode adotar as medidas que acha corretas na luta contra a pandemia, mas há uma falta de cooperação enorme entre regiões e países e é mais um duro golpe para o comércio local. Os espanhóis procuram a restauração e comércios de retalho e esta medida vai ter importância para a economia, que já não respira muita saúde», disse Vítor Pimentel, apelando a que se «compre no comércio local, que cumpre quer o uso da máscara, ou lotação máxima e vá aos cafés e restaurantes com espaçamento correto entre mesas».


Paulo Silva Reis com Carlos Daniel Morais


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso