CHAVES: “A nossa situação continua a ser muito preocupante”

2020-12-11 18:23:42

Apesar da ligeira descida do número de contágios semanais por Covid-19, o autarca flaviense considerou que a situação epidemiológica do concelho “continua a ser muito preocupante”.

Após ter sido submetido a um teste rápido à Covid-19 no Posto Fixo da Cruz Vermelha Portuguesa, que revelou negativo à doença, Nuno Vaz fez o ponto de situação do concelho relativamente ao novo coronavírus.
O autarca flaviense, que continua a falar em “informação insuficiente” para “comunicar à população” e para “tomar decisões”, considerou que, apesar da ligeira descida do número de contágios semanais por Covid-19, a situação epidemiológica do concelho “continua a ser muito preocupante”.
“Sabemos que estes contágios em massa [atingiram] particularmente os lares”, pessoas com uma faixa etária mais vulnerável e com patologias associadas, “e podemos ter de lamentar mais óbitos do que aqueles já registados” (12 até ao momento).
O Presidente da Câmara mostrou-se preocupado sobretudo com as “consequências ao nível individual da saúde” dos flavienses mas também com “a pressão crescente que o número de pessoas infetadas, e com sintomas relevantes, estão a provocar nas respostas dos serviços de saúde”, nos dedicados à Covid-19 mas também “na atividade normal de um hospital” que “retira capacidade e disponibilidade”, levando a “desfechos trágicos imediatos que podem ser irreversíveis” em outros utentes com outras doenças.
Em declarações à comunicação social, Nuno Vaz aproveitou ainda para endereçar às famílias enlutadas uma palavra “de conforto e condolências” e aos que estão infetados com Covid-19 uma palavra “de apreço, incentivo e energia”. À população em geral, o autarca reforçou a necessidade do cumprimento das regras de distanciamento social e higienização.
“Sabemos todos que andamos na expectativa da vacina” mas a resposta tem “de ser individual”. “É fundamental continuar a usar de forma intensa a máscara, e não achar que estar num espaço de restauração” permite “não cumprir as regras porque está a enganar-se a si próprio”, destacou Nuno Vaz no final de uma visita ao Posto Fixo de Testes Rápidos da Cruz Vermelha Portuguesa que já está em pleno funcionamento.
Instalado no Auditório do Mercado Municipal de Chaves, o Posto de testes antigénio resulta de uma parceria entre o município, a delegação de Chaves da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) e a Escola Superior de Enfermagem da CVP do Alto Tâmega.
Segundo a mais recente publicação da Unidade de Saúde Pública do ACES do Alto Tâmega e Barroso, em Chaves existem em fase ativa da doença 897 casos, num total de 1 399 casos na região do Alto Tâmega.

Sara Esteves
Fotografia: David Teixeira

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso