NACIONAL: Hiperglicemia

2020-12-13 11:01:44

O açúcar é essencial para que as células produzam energia, sem a qual não podem assegurar a sua sobrevivência. Para que o açúcar possa ser utilizado pelas células do organismo, é essencial a ação da insulina, produzida pelo pâncreas, que intervém na metabolização e transporte do açúcar para o interior das células.
Quando produção da insulina é afetada, ou quando o organismo já não responde à sua ação, o açúcar não é metabolizado pelas células de forma normal pelo que o seu nível no sangue sofre alterações.
O nível de açúcar, mais precisamente da glicose, no sangue designa-se por glicemia e o valor da glicemia capilar obtém-se com um aparelho específico, colocando uma gota de sangue numa tira reagente.
A hiperglicemia corresponde ao aumento da quantidade de açúcar no sangue. Dizemos que estamos perante uma hiperglicemia quando o valor de açúcar no sangue capilar é superior a 200 mg/dl.
A hiperglicemia pode ocorrer de forma natural em indivíduos saudáveis, em consequência de uma refeição muito abundante e rica em açucares, mas também pode surgir como descompensação de um doente diabético.


Sinais e sintomas da hiperglicemia por descompensação de um doente diabético:
• Náuseas e vómitos;
• Fraqueza muscular;
• Hálito cetónico (cheiro semelhante a maçãs);
• Sonolência;
• Confusão mental, desorientação que poderá evoluir para estados de inconsciência - coma hiperglicémico. Esta situação é habitualmente de instalação lenta e progressiva.

O que fazer no caso de suspeita de hiperglicemia num doente diabético:
• Se tiver um medidor de glicemia, deve avaliar a mesma.
• Se possuir insulina para administração em SOS (insulina de ação rápida), pode administrar a mesma nas doses recomendadas pelo médico. Em caso de dúvida sobre as doses não faça qualquer administração e procure ajuda ligando 112, porque o excesso de insulina poderá provocar uma hipoglicemia, que é uma situação grave que requer intervenção imediata da emergência médica;
• Caso não tenha problemas graves de rim ou problemas de coração que causem inchaço nos pés e pernas, é aconselhável beber bastante água pois isso ajuda o organismo a eliminar o excesso de glicose (açúcar) no sangue.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso