VALPAÇOS: Autarca prevê que números da Covid-19 subam no Concelho

2020-12-13 18:24:17

O presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida mostra-se muito preocupado com o crescente aumento de casos ativos de Covid-19 no concelho.

Em comunicado dirigido à população Amílcar Almeida voltou a fazer o apelo para que o uso de máscara, lavagem frequente das mãos e manter o distanciamento físico continuem a ser a preocupação de todos, mas mostrou-se muito preocupado com o aumento de casos de Covid-19. «Contrariamente ao que sucede em outros Concelhos e regiões do país, que têm conseguido diminuir a incidência de casos, no nosso Concelho essa tendência não está a verificar-se. É previsível que o número de novas infeções no Concelho possa aumentar nos próximos dias, até porque surgiram os primeiros surtos em instituições dedicadas à terceira idade», começou por dizer o autarca que fez mesmo questão de esclarecer que «com o avanço da pandemia na comunidade, era expectável o registo de surtos em instituições de acolhimento a idosos. Com efeito, são alguns os utentes, profissionais de saúde e colaboradores de alguns lares da Santa Casa de Misericórdia que testaram positivo à Covid-19. Em defesa da privacidade e do bem-estar destes, a Santa Casa de Misericórdia decidiu não tornar público o número de casos positivos, nem indicar os lares afetados a fim de proteger a identidade daqueles que vivem e trabalham na instituição e para não gerar pânico e alarmismo social. Os familiares dos utentes estão a par de toda esta situação, assim como a Segurança Social e a Autoridade de Saúde Pública. Segundo informação obtida, a situação nesses lares parece controlada. Contudo, este cenário pode levar a que o nosso Concelho possa ter que viver com uma situação difícil nas próximas semanas».
Amílcar Almeida acompanha esta situação com preocupação, até porque os utentes são os mais vulneráveis e expostos e aqueles entre os quais a letalidade é mais elevada. «É a altura de manifestar a minha gratidão a todas as pessoas que trabalham para os nossos seniores no dia a dia, às direções dos Centros, Lares, Instituições e todas as IPSS's do concelho. Valpacenses, a responsabilidade de cada um será determinante para baixar o número de infetados no nosso Concelho. É da responsabilidade de todos adotarmos comportamentos adequados e seguros. Alerto para a necessidade de, todos, continuarmos a fazer a nossa parte: uso de máscara, lavagem frequente das mãos e manter o distanciamento físico. Reduza as deslocações ao essencial. Ao fazê-lo está a ajudar a travar a transmissão do vírus», concluiu o autarca.

Paulo Silva Reis
Carlos Daniel Morais

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso