BOTICAS: Boticas Parque recupera ave de rapina

2020-12-16 10:10:30

Animal foi depois libertado no meio natural.

Um açor (Accipiter gentilis) jovem foi recuperado recuperado pelo Boticas Parque- Natureza e Biodiversidade depois de esta ave de rapina ter ficado presa numa caçada.
O animal ficou com ferimentos superficiais e foi recolhido pela equipa do Boticas Parque que contactou o Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Por não existirem ferimentos maiores foi depois libertado no meio natural, na mesma zona onde tinha ocorrido o incidente.
“É um dia feliz para nós enquanto técnicos afetos à preservação ambiental , pois verificamos que o trabalho de mudança de consciência e mentalidade na população para auxílio e proteção da naturezas começa a ter os seus resultados”, garantiu o Boticas Parque numa publicação.
O açor agora devolvido à natureza foi apelidado de Pauleta. Esta Ave está classificada, pelo Estatuto de conservação em Portugal, como vulnerável, não é muito comum ser avistada, surpreende pela sua agilidade e voo poderoso entre árvores de um Bosque.
Em cinco anos de Boticas Parque- Natureza e Biodiversidade, que abrange as freguesias de Vilar, Codessoso e Beça, foram já resgatadas e devolvidas à natureza 12 aves de rapina com a colaboração do Guarda Nacional Republicana (GNR) e do Centro de Recuperação de Animais Selvagens do Hospital Veterinário da UTAD (CRAS HV UTAD).

Sara Esteves
Fotografias: DR

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso