VALPAÇOS: Autarquia quer ver testados alunos após férias de Natal

2020-12-16 11:27:55

Autarca mostrou intenção de testar alunos, professores e auxiliares do Agrupamento de Escolas de Valpaços, após o período das férias de Natal.

O concelho de Valpaços regista neste momento 133 casos em fase ativa da doença e seis óbitos num total de 38, em toda a região do Alto Tâmega. Tendo em conta o rácio de 240 casos ativos por cada 100 mil habitantes, nos últimos 14 dias, o concelho tem 965 casos por 100000 habitantes.
Tendo em conta a evolução da pandemia na região, embora com a taxa de ataque a reduzir, o Presidente da Câmara Municipal Amílcar Almeida mostrou intenção de testar alunos, pessoal docente e não docente do Agrupamento de Escolas de Valpaços, após as férias do Natal.
A ideia foi discutida em Reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil de Valpaços e visa “tentar minimizar os possíveis efeitos de maior propagação do vírus, devido ao levantamento das restrições no Natal e Passagem de Ano”.
Neste encontro com as autoridades da proteção civil foi ainda realizado o ponto de situação dos lares e instituições do concelho onde foram detetados surtos. A situação encontra-se “controlada e em fase de resolução”.
De acordo com o Delegado de Saúde da Unidade do Alto Tâmega e Barroso, as duas principais vias de contágio verificadas são os convívios familiares alargados entre familiares que pertencem a núcleos familiares distintos, moram em habitações distintas, e o atraso na procura de cuidados de saúde por parte de pessoas infetadas, “em que propagam a doença enquanto não se dirigem ao médico”, destacou Gustavo Martins Coelho.
O Delegado de Saúde Pública referiu ainda que no período das festas Natalícias “não se podem descurar todos os cuidados, desde o uso de máscara (tirar só para comer), ao distanciamento social e lavagem frequente das mãos”, não sendo necessário neste momento, a adoção de medidas extraordinárias, “uma vez que (...) os surtos nos lares estão em fase de resolução e que com as férias escolares do Natal, vai diminuir a mobilidade no concelho, além de que a taxa de ataque está a descer, desde o início do mês” no concelho.

Sara Esteves
Fotografia ilustrativa de arquivo: David Teixeira

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso