CHAVES: Crime de maus tratos a animais de companhia investigado pela GNR

2020-12-22 12:38:40

O Núcleo de Proteção Ambiental da Guarda Nacional Republicana de Chaves (EPNA/NPA), depois de alertado para uma situação de abandono e maus tratos de animais de companhia, pôs as suas equipas em ação no Parque Empresarial de Outeiro Seco, em Chaves, e deparou-se com situações verdadeiramente chocantes de abandono e maus tratos.
Os militares da Guarda Nacional Republicana, no local, ontem ao início da tarde conseguiram encontrar um cão adulto com várias doenças associadas tais como leuchemaniose, sarna, fratura exposta do membro traseiro esquerdo, desnutrição e muita fome.
Alertado pela gravidade da situação a equipa dos EPNA/NPA da GNR, fez prospeção do terreno e detetou ainda que no local existiam 5 sacos de ração de 20Kg para cães, que continham no seu interior cães mortos, ossadas e restos dos cadáveres de canídeos em putrefação.
As autoridades de imediato chamaram ao local a Veterinária Municipal, com o intuito de efetuar a recolha do cão que por ali deambulava, bem como para proceder à recolha de partes de ossadas de animais, para posterior análise laboratorial por forma a atestar que estas ossadas eram parte integrante de cadáveres de cães.
Os militares da GNR elaboraram Auto de Notícia por crime de maus tratos a animais de companhia, que deu entrada no Ministério Público de Chaves e de imediato iniciaram diligências de investigação para identificar presumíveis autores deste crime.


Paulo Silva Reis com Carlos Daniel Morais

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso